Comprar ou Locar?

‘Ser ou não Ser Meu – eis a Questão!’

Esse tem sido um dos maiores entraves na tomada de decisão e implantação de novos tecnologias e soluções.

“Vamos imobilizar como um ativo da empresa, ou adotar a solução como parte de um Serviço de Outsourcing contratado?”

É comum nessa hora vermos alguns profissionais rapidamente multiplicarem o valor da locação pelo tempo de contrato, afirmando que esse resultado é definitivo para a aquisição. Um argumento que mais se assemelha a decisão de um ‘cara ou coroa’ de uma partida de futebol, mas onde a moeda aqui usada, tem a palavra aquisição escrita dos dois lados.

É óbvio que essa não é uma decisão simples. Não é incomum gerar um looping eterno de avaliaçõese indecisões, posições contraditórias e conflitantes. Principalmente quando se estão envolvidos diferentes elementos de uma organização.

Uma equação com as mais diversas variáveis em seus aspectos financeiros, tecnológicos, estratégicos e culturais.

Algumas variáveis são bem conhecidas desde as etapas iniciais de um  projeto e acabam definindo essa decisão. Empresas que por exemplo se enquadram no Regime de Lucro Real, tendem a ver o outsourcing como uma excelente vantagem, já que o pagamento como serviço é contabilizado como OPEX [despesa operacional], permitindo o total abatimento desse valor de locação, da base de cálculo do IRPJ e ISS.

Podem assim preservar o capital da empresa para investimentos futuros e manter uma boa reserva de capital de giro, evitando a sangria de ‘abrir o caixa’ para um  alto aporte de recursos.

Algo que tem ajudado muitos é procurar enxergar a empresa proponente, como um ‘investidor’ que se torna Business Partner no seu negócio, investindo em tecnologia por eles e agregando valor na forma de expertise e Know-how. Olhando sob esse enfoque,  fica fácil pesar se  se esse ‘investidor’ tem solidez e competência para a parceria. Se possui um ‘Currículo’, uma ‘formação’ e antecedentes. E esse Parceiro, como são seus relacionamentos? Estão endividados? Desculpa? São arrojados e ponderados?

Olhar sob essa ótica permite avaliar se a locação produzirá os resultados esperados. Também os tem ajudado a se livrar da ‘cilada’ de comoditizar a solução, tirando o foco da proposta e cotação, e lançando o enfoque sobre ganhos e resultados, aquilo que realmente importa!

Assim como boa parte das decisões que tomamos, corporativas ou pessoais, o rumo certo às vezes só é conhecido pelos resultados que produz, os benefícios e prejuízos que ao longo do tempo traz, o ganho e as perdas.

Então, avalie bem, ‘Ser ou não Ser Seu – essa é a Questão!!!’.

Podemos te ajudar?

Preencha os dados abaixo, que entraremos
em contato com você.

Atenção, temos um comunicado importante à fazer!

Devido a pandemia do Covid-19, adotamos medidas preventivas que visam preservar a saúde de nossos colaboradores, clientes, fornecedores e familiares.

Por este motivo, de forma temporária, todo e qualquer tipo de atendimento presencial está sob forte restrição.

Nossa equipe está operando em home-office e orientada a fazer todo o possível para sanar ou contornar as demandas recebidas. Todos os nossos canais de atendimento, seguem operando normalmente em horário comercial.

TELEFONE PRINCIPAL

E-MAILS

CAST – Centro de Atendimento e Suporte Técnico – cast@uniteltelecom.com